Objetos e Memórias da Fábrica Rheingantz

Este projeto, que se insere na esfera do Liber Studium - Laboratório de Arqueologia do Capitalismo (FURG), busca pelos objetos relacionados ao cotidiano das/os operárias/os da Fábrica Rheingantz e as histórias que eles carregam. Afinal, consideramos que ao lidar com a dimensão mais sensível e potente dos objetos - a sua capacidade de trazer à tona memórias e sentimentos - será possível provocar reflexões à comunidade rio-grandina sobre a invisibilização da narrativa operária na cidade. Desse modo, visa estimular o debate sobre "o que é patrimônio?" por meio de intervenções arqueológicas, que criem o diálogo em torno da necessidade de valorização das histórias não só das/os operárias/os que trabalharam na Fábrica Rheingantz, mas de tantas/os outras/os que também construíram a cidade do Rio Grande.

Coordenadora: Beatriz Valladão Thiesen

Pesquisadoras: Vanessa Avila Costa e Fernanda Codevilla Soares

Voluntáries: Débora Barros Nascimento, Yago Barbosa Coutinho, Arthur Leivas de Carvalho, Eduardo Garino dos Anjos, Brenda Solano da Silva Kessler, Brenda Solano da Silva Kessler, Gabriela De Checchi Almeida, Yasmin Acosta da Silva.

Instagram do projeto: https://www.instagram.com/fabrica.rheingantz

 

Entre vozes e ecos: uma Arqueologia do cotidiano da Praça da Geribanda

A antiga praça da Geribanda (atual Praça Tamandaré) vem sendo um objeto de pesquisa há muito tempo, em diversas áreas do conhecimento. Hoje, para nós da Arqueologia, interessa o que as pessoas que frequentam aquele espaço, transitam por ele e o habitam têm a nos contar: as narrativas de suas vivências cotidianas na praça que, enquanto materialidade, é ativa e se (re)configura diariamente. Estamos interessadas/os em suas memórias, afeições e conexões com a Geribanda. Dessa forma, a realização de intervenções neste espaço serão propostas para estabelecer diálogos com os diferentes grupos que transitam/frequentam/habitam o mesmo, para compreender sua relação com a praça, seu modo de vivenciá-la e concebê-la, tanto no presente como no passado.

Coordenadora: Beatriz Valladão Thiesen

Pesquisadora: Yasmin Acosta da Silva

Voluntáries: Adara Guimarães de Souza, Aline Bastos Mendes, Antonielle Ferreira Cardoso, Camila Silva Coutinho, Jorge Luiz Silva Paulino dos Santos, Thaynna Yasmin Cunha Pereira, Vanessa Avila Costa.

Instagram do projeto: https://www.instagram.com/projetogeribanda

 
Clube de Ciências e Artes Marie Curie
 
A presente proposta busca dar continuidade aos projetos voluntários realizados por discentes da FURG nos anos de 2019, 2020 e 2021. O projeto tem como objetivo contribuir com uma melhoria do ensino médio, a partir da oferta de um curso de iniciação científica, intitulado Clube de Ciências e Artes Marie Curie, que permite a estudantes secundaristas o contato inicial com a pesquisa científica, promovendo então a divulgação científica bem como a autonomia de tais estudantes, a partir de projetos de pesquisa de interesse dos secundaristas. As atividades serão realizadas em plataformas digitais de webconferência, que possibilitará o contato dos estudantes do ensino médio com os estudantes da FURG, os quais atuarão como docentes durante toda vigência do projeto, bem como o intercâmbio de conhecimentos e saberes entre os estudantes secundaristas.
 
Coordenação: Beatriz Valladão Thiesen
 
Pesquisador: Fábio Ortiz Goulart
 
Bolsista: José Endrew Vieira Maio