Pesquisadores:
Drª. Beatriz Valladão Thiesen (coordenadora)
Doutora em História, com ênfase em Arqueologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), mestre em História, com ênfase em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e especialista em Antropologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Possui graduação em História - Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982). Atualmente é é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande no curso de Bacharelado em Arqueologia, onde coordena o Liber Studium - Laboratório de Arqueologia do Capitalismo e a Reserva Técnica Arqueológica- LEPAN. Tem pesquisado na área de Arqueologia do Capitalismo, Arqueologia Urbana e Arqueologia da Paisagem.
Dr. Martial Raymond Henri Pouguet
Graduado em Arqueologia - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1990) e Doutor em História, concentração em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Professor no Curso de Bacharelado em Arqueologia, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Dra. Fernanda Codevilla Soares
Licenciada em História, pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), especialista em Processos Interdisciplinares em Arqueologia, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim (2008), mestre em Integração Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutora em Quaternário, Materiais e Cultura, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal (2012), com diploma revalidado nacionalmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e regionalmente pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Fui bolsista do Setor de Arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Santa Catarina, através do Programa de Especialização em Patrimônio PEP/IPHAN/UNESCO (2006/2008). Possuo dois estágios pós-doutorais no Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas (LEACH), da Universidade Federal de Minas Gerais (2013 ? 2016 e 2017 ? 2019) e um na Universidade Federal de Sergipe (2º Semestre 2016). Durante a graduação desenvolvi atividades no Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (LEPA), da Universidade Federal de Santa Maria, entre elas: pesquisas de campo e de laboratório, atividades de educação patrimonial e consultorias científicas. Atualmente, sou pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (LEIA), da Universidade Federal de Santa Catarina e do Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas (LEACH), da Universidade Federal de Minas Gerais. Faço parte da Comissão Editorial da Revista de Arqueologia da Sociedade de Arqueologia Brasileira (2016 ? 2018 e 2020 ? presente) e da Vestígios ? Revista Latino-americana de Arqueologia Histórica (2016 - presente). Ao longo da minha formação trabalhei essencialmente com pesquisas acadêmicas, coordenando investigações de campo e de laboratório, e co-orientei estudantes de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado; também desenvolvi ações de docência, pesquisa e extensão. Tenho experiência na área de Arqueologia Histórica, Arqueologia Pública, Análise de Materiais, Arqueometria, Tecnologia 3D e Gestão.
Editor, curador, professor e artista. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduando em Artes Visuais, também pela FURG. Idealizador, fundador e editor da Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek (FURG). Idealizador, fundador e editor (2020-2021) da Arche: Revista Discente de Arqueologia (FURG). Pesquisador associado do Liber Studium - Laboratório de Arqueologia do Capitalismo, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI/FURG). Foi professor no ICHI/FURG onde lecionou para os cursos de Arqueologia e Artes Visuais (2022-2023). Foi organizador e curador das exposições artísticas "Retorno" (2022), "Limiar" (2023), da Mostra Internacional de Curtas Cineversátil (2022), e das exposições arqueológicas "Fragmentos da Infância" (2022) e "Memórias de Nossos Avós" (2023). Tem atuado nas seguintes áreas: Arqueologia Histórica da Infância, Estudos Culturais e de Gênero, Histórias em Quadrinhos de Superaventura, Poéticas Tridimensionais, Curadoria em Artes Visuais.
E-mail: fabioortiz@furg.br
Graduada em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017), mestra em Antropologia com área de concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2020) e doutoranda em Antropologia com área de concentração em Arqueologia pela UFPel, onde integro o Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos - GEEUR. Também sou pesquisadora do Liber Studium - Laboratório de Arqueologia do Capitalismo da FURG. Trabalho com questões relacionadas ao trabalho feminino a partir de uma perspectiva feminista, seguindo abordagens da Arqueologia da Arquitetura, Arqueologia da Paisagem e Arqueologia dos Objetos. Minhas pesquisas tem como foco de discussão o papel ativo que a materialidade exerce na desvalorização do trabalho feminino como estratégia do colonialismo, do capitalismo e do patriarcado para garantir a subalternização de mulheres, compreendendo as táticas de resistência destas contra o poder hegemônico do Estado no passado recente. Além disso, atuo em projetos de extensão que buscam a valorização do patrimônio cultural de grupos invisibilizados e a publicização da ciência arqueológica.
Graduação em Oceanologia (1995), Mestrado em Oceanografia Biológica (2004) e Doutorado em Educação Ambiental (2014) na FURG - Universidade Federal do Rio Grande. Pós-Doutorados: PPG. Geografia (Interfaces entre História Ambiental e Gerenciamento Costeiro) (Setembro/2014-Agosto/2015 PNPD; Setembro/2015- Março/2017 voluntário), PPG. Educação Científica e Tecnológica (Abril/2017-Abril/2018 PNPD), na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; PPG. Gerenciamento Costeiro (Setembro/2018-Fevereiro/2019 voluntário), PPG. Educação Ambiental (Março/2019-Fevereiro/2020) na FURG . Atua principalmente nos seguintes temas: Diagnósticos Socioambientais (macro invertebrados bentônicos, avifauna costeira e marinha, pesca artesanal, ecologia da paisagem); Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro (análise de Impactos e conflitos socioambientais); Análise Documental; Divulgação Científica; Interfaces entre a História Ambiental, Justiça Ambiental, Educação Ambiental e Gestão Ambiental; Educação à Distância; Produção de Material Didático e Produção Cultural (livros, histórias em quadrinhos, vídeo documentários, ensaios textuais e exposições fotográficas). [Instagram: imagophotoching]. Consultor autônomo na área socioambiental.
E-mail: chingksw@gmail.com